¡Bienvenidos al Curso Virtual sobre Chikungunya!

Este curso, ofrecido en la modalidad a distancia, tiene como principal objetivo instrumentalizar a los profesionales que actúan en el área de la salud para el manejo clínico profesional oportuno dentro de la atención que se ofrece en el primer nivel, a las personas afectadas por la fiebre de chikungunya.

El curso está dividido en dos partes:

La unidad 1 contiene información sobre la epidemiología, el cuadro clínico, el diagnóstico, las acciones de vigilancia y la organización del servicio de salud para el chikungunya, además de presentar la importancia de la educación permanente en salud. El material didáctico se compone de materiales en medios variados. Los contenidos de los vídeos y los textos son complementarios y por lo tanto se recomienda que ambos sean explorados con atención.

La unidad 2 contiene casos clínicos donde el participante podrá pensar sobre la mejor forma de manejar los casos con sospechas de tener esta enfermedad.

This course is offered for professionals that are from the health area, in the distance learning modality, its main objective is to train the students for the professional health clinical management inserted in the welcome basic care for people affected by the chikungunya fever. Because it deals with a disease that was recently introduced in the country it is important to health providers to develop skills that can give the proper healthcare to the population.

The course is divided in two parts:

Unit 1 gives information about the epidemiology, clinical picture, diagnostic, health monitoring, organization of the health service, as well as to present the importance of the continued education on health. The class material is a mixture of various medias. The videos’ content and texts are complementary so we recommend that both are used with attention.

Unit 2 presents clinical cases that will make the student think about the best practice to deal with the patients who are suspected of this disease.

Inscrições aqui


Gênero e Saúde: Conhecimento, Análise e Ação

Curso "Gênero e Saúde: Conhecimento, Análise e Ação"

FINALIDADE

O curso "Gênero e Saúde: Conhecimento, Análise e Ação" fornece conhecimentos básicos sobre a incorporação de gênero na saúde. Demonstra como gênero constitui um determinante da saúde; orienta os participantesno planejamento do seu trabalho; e introduz técnicas simples para a incorporação de gênero na prática de saúde pública.

OBJETIVOS

  1. Ampliar o conhecimento e consciência de como sexo, normas e papés de gênero, relacionamentos e outros determinantes da saúde estão relacionados com os resultados em saúde.
  2. Iniciar a construção de um conjunto de habilidades analíticas para análise de gênero e sua aplicação no contexto da saúde pública.
  3. Entender como o setor da saúde pode usar ferramentas de análise de género para efetivamente reduzir as desigualdades na saúde.

Essa iniciativa aborda processos de tradução do conhecimento e proporciona o intercâmbio entre gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil na gestão dos serviços e dos sistemas de saúde informados por evidências científicas. Trata-se de um curso financiado por meio de recursos públicos federais fruto de uma parceria entre a BIREME/OPAS/MS e o Ministério da Saúde por meio da EVIPNet Brasil.

Objetivos do curso

  • Apresentar os conceitos básicos de políticas informadas por evidências e o uso das ferramentas SUPPORT (SUPporting POlicy relevant Reviews and Trials);
  • Estimular a cultura do uso de evidências no processo de tomada de decisão em sistemas, programas e serviços de saúde;
  • Oferecer subsídios às áreas técnicas para formulação e implementação de políticas informadas pelas evidências científicas disponíveis.

Metodologia

Trata-se de um curso totalmente online e autoinstrutivo, estruturado em módulos que operam de forma articulada entre conteúdo, exercícios de fixação, estudos de casos reais e sugestões de leituras.

Público alvo: Gestores de todas as esferas governamentais, apoiadores das áreas técnicas relacionados com o sistema de saúde e pesquisadores interessados nos processos de tradução do conhecimento científico.

Carga horária: 40 horas

O conjunto de vídeo-aulas ‘Aedes aegypti – Introdução aos Aspectos Científicos do Vetor’ foi pensado para ajudar na rotina de diversos públicos: estudantes, professores, profissionais de comunicação e interessados em conhecer mais um pouco sobre a dengue e seus impactos.

A iniciativa em forma de vídeo-aulas traz, de forma simples e objetiva, conhecimentos científicos que podem de fato ajudar na abordagem do tema e na qualidade das informações que chegam ao público. Os assuntos são variados, incluindo orientações sobre combate aos focos do mosquito, diferenças entreA. aegypti e pernilongo doméstico, informações sobre o vírus, a história do Aedes e como ele se espalhou pelo mundo, além de dados sobre o comportamento do mosquito, conhecido por sua característica oportunista.

As vídeo-aulas são disponibilizadas em 10 módulos temáticos, que podem ser assistidos separadamente, com duração entre 2 e 15 minutos cada, e também em versão integral. A iniciativa é uma realização do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) no âmbito do Projeto Desenvolvimento e Avaliação de Novas Tecnologias e Estratégias de Vigilância e Controle de A. aegypti no Brasil (Pronex-Rede Dengue), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Todos os conteúdos foram verificados e aprovados por pesquisadores especializados no Aedes aegypti.

As vídeo-aulas são divididas em dez módulos, mais a Apresentação do Projeto:

Apresentação
1 – O Aedes e sua História
2 – Biologia do Aedes
3 – Criadouros e Hábitos
4 – Aedes x Culex
5 – Estratégias de Controle e Vigilância do Vetor
6 – Armadilhas: Vigilância ou Controle?
7 – Mitos e Verdades Sobre Dengue
8 – Campanha 10 Minutos Contra Dengue
9 – Mosquito X Vírus
10 – Novas Alternativas de Controle do Vetor

O curso é gratuito e não confere certificado.