Essa iniciativa aborda processos de tradução do conhecimento e proporciona o intercâmbio entre gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil na gestão dos serviços e dos sistemas de saúde informados por evidências científicas. Trata-se de um curso financiado por meio de recursos públicos federais fruto de uma parceria entre a BIREME/OPAS/MS e o Ministério da Saúde por meio da EVIPNet Brasil.

Objetivos do curso

  • Apresentar os conceitos básicos de políticas informadas por evidências e o uso das ferramentas SUPPORT (SUPporting POlicy relevant Reviews and Trials);
  • Estimular a cultura do uso de evidências no processo de tomada de decisão em sistemas, programas e serviços de saúde;
  • Oferecer subsídios às áreas técnicas para formulação e implementação de políticas informadas pelas evidências científicas disponíveis.

Metodologia

Trata-se de um curso totalmente online e autoinstrutivo, estruturado em módulos que operam de forma articulada entre conteúdo, exercícios de fixação, estudos de casos reais e sugestões de leituras.

Público alvo: Gestores de todas as esferas governamentais, apoiadores das áreas técnicas relacionados com o sistema de saúde e pesquisadores interessados nos processos de tradução do conhecimento científico.

Carga horária: 40 horas

Esta é uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e Ministério da Saúde do Brasil para apoiar as ações de vigilância e controle das Leishmanioses.

Módulo I: Leishmaniose Visceral 
Unidade 1: Epidemiologia
Unidade 2: Imunopatogenia
Unidade 3: Diagnóstico de laboratório 
Unidade 4: Diagnóstico clínico e diferencial
Unidade 5: Tratamento

Público-alvo:
Médicos e outros profissionais de saúde responsáveis ou que realizam função de apoio aos pacientes com leishmanioses ou gestão ao programa de leishmanioses.

Carga horária: 40 horas de duração. 
Inscrição: ilimitada
Previsto: aberto – acesso livre e gratuito

Certificados Reconhecidos pelos: O Ministério da Saúde (MS), a Organização Pan-americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde OPAS/OMS

Atenção: Após fazer sua inscrição você terá acesso a um questionário que tem por objetivo contribuir para elaboração de indicadores internos do curso e possibilitar a obtenção de resultados referentes ao processo ensino/aprendizagem.

Somente para os profissionais médicos: realizar os estudos de casos clínicos, que são essenciais para a avaliação das unidades do curso.

O conjunto de vídeo-aulas ‘Aedes aegypti – Introdução aos Aspectos Científicos do Vetor’ foi pensado para ajudar na rotina de diversos públicos: estudantes, professores, profissionais de comunicação e interessados em conhecer mais um pouco sobre a dengue e seus impactos.

A iniciativa em forma de vídeo-aulas traz, de forma simples e objetiva, conhecimentos científicos que podem de fato ajudar na abordagem do tema e na qualidade das informações que chegam ao público. Os assuntos são variados, incluindo orientações sobre combate aos focos do mosquito, diferenças entreA. aegypti e pernilongo doméstico, informações sobre o vírus, a história do Aedes e como ele se espalhou pelo mundo, além de dados sobre o comportamento do mosquito, conhecido por sua característica oportunista.

As vídeo-aulas são disponibilizadas em 10 módulos temáticos, que podem ser assistidos separadamente, com duração entre 2 e 15 minutos cada, e também em versão integral. A iniciativa é uma realização do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) no âmbito do Projeto Desenvolvimento e Avaliação de Novas Tecnologias e Estratégias de Vigilância e Controle de A. aegypti no Brasil (Pronex-Rede Dengue), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Todos os conteúdos foram verificados e aprovados por pesquisadores especializados no Aedes aegypti.

As vídeo-aulas são divididas em dez módulos, mais a Apresentação do Projeto:

Apresentação
1 – O Aedes e sua História
2 – Biologia do Aedes
3 – Criadouros e Hábitos
4 – Aedes x Culex
5 – Estratégias de Controle e Vigilância do Vetor
6 – Armadilhas: Vigilância ou Controle?
7 – Mitos e Verdades Sobre Dengue
8 – Campanha 10 Minutos Contra Dengue
9 – Mosquito X Vírus
10 – Novas Alternativas de Controle do Vetor

O curso é gratuito e não confere certificado.